[RESENHA] O DESPERTAR - Edson Gobi




Título: O Despertar
Autor: Edson Gobi 
Editora Novo Século 
Páginas: 199
Ano: 2010
Nota: 4/5


       


          Jorge é um jovem estudante de direito, mesmo com sua família humilde e sem condições de poder pagar uma faculdade, ele conseguiu bolsa integral para realizar seu sonho. Nunca desejou muito da vida, apenas simplicidade e a felicidade. 
          É logo nos primeiro anos que ele conhece a linda e inteligente Paula, provinda de uma família rica e cheia de preconceitos. Assim nasce o encanto e o amor, o relacionamento vai crescendo e o sentimento entre os dois não necessita de vaidade ou necessidades, eles constroem sonhos juntos e todos sem ambição, querem apenas uma vida cheia de amor, juntos. Porém a família de Paula é contra essa união, não querem que ela se relacione com alguém inferior a sua classe, mas mesmo com esse fato não há empecilho que os separe.




         Os dois amantes se casam e logo Paula fica grávida, a vida caminha bem até que em um determinado dia algo terrível acontece.
          Um acidente grave que estraga tantas coisas, Jorge se machuca muito e seu amigo morre no ato. Ele acorda e estanha tudo ao seu redor, algo estranho aconteceu, ele ficou em coma por 17 anos e perdeu tantas coisas nesses anos. O impacto dessa noticia o deixa abalado e sem reação, é difícil acreditar que em um dia você está bem e no outro está no futuro.
          Depois de explicações ele pode rever a sua família, vê sua mulher madura agora e ainda com sua beleza, conhece seus filhos gêmeos, Henrique e Marcia e também recebe a notícia que já tem umanetinha  chamada Isabelly filha de Marcia. 




          A vida corre lentamente, Jorge se sente fora do lugar, sua mulher fica distante e seus filhos são carregados de problemas. Ele percebe em Márcia uma  depressão profunda e Henrique o envolvimento com pessoas ruins. 
          Se adaptar e adaptar seu novo corpo leva tempo e aprendizagem, todos acabam se afastando com seus problemas. 
         Paula teve que trabalhar e criar seus filhos sozinhas, sempre com a esperança de que um dia seu marido iria se recuperar, porém os anos passavam com ela dando seus maiores cuidado a ele na cama e nada acontecia, quando os médicos 2 anos antes falaram que restava apenas alguns anos e Jorge morreria, Paula ficou abalada, acabou se envolvendo com seu chefe e sentiu o que muitos anos não sentia, amou novamente, se sentiu viva de volta. Mas a volta de Jorge deixou tudo confuso, ela ainda o amava, mas agora era de uma forma amigável, seu amor verdadeiro era de Humberto, porém ela ainda era uma mulher digna e não iria abandonar seu marido nesse momento difícil. 




         Ao longo do livro vemos a relação entre os pais e os filhos passarem de conturbadas a leais. Jorge depois de sofrer com a notícia de Paula se afastou e tentou se vingar, mas ajudar sua filha que por tempos ficou triste em seu canto a se relacionar novamente e é com esse fato que ela acaba conhecendo o médico que cuidou de Jorge e roubou seu coração despedaçado.
          Henrique se aprofunda nas drogas e quando chega no fundo do poço ele chama seu pai para ajudar, arrependido de estragar a sua vida ele decide ir se tratar, Jorge o apóia e o ajuda. E é lá na clínica que ele encontra uma nova razão para seguir e viver. 



         São tantas palavras de ajuda e incentivo, em cada paragrafo nos sentimos mais forte, capazes de acreditar em algo melhor, afinal Deus sempre está ao nosso lado mesmo muitas vezes nós acreditando que estamos sozinhos. 
         Jorge se foi e voltou por uma razão e descobrimos qual foi ela. Há erros e aprendizagem, superação e incentivo. Podemos nos perder mas sempre encontraremos o caminho certo a seguir. 




Frase de interpretação 
          "Eu tinha planos mas a vida de alguma forma as mudou. Acordei para um novo viver, fui útil e apreciado, levei e fiz o bem e me transformei em uma pessoa melhor."
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

Seja coerente

📚 Produtora de conteúdos literários, cinematográficos, séries, mundo geek e cultura pop! 🖊 Escrevo nas horas vagas sobre as dores da alma!

Facebook

Busca

Instagram

Destaque

[RESENHA] 50 Vidas - Silêncio das almas perdidas - Amilton Conté

TÍTULO:  50 Vidas - Silêncio das almas perdidas ANO DE LANÇAMENTO:   2023 EDITORA:  Chiado     NUMERO DE PAGINAS:  106 CLASSIFICAÇÃO...

Seguidores

Arquivos

Populares

Tecnologia do Blogger.